Cannes 2009


O 62º Festival de Cannes chegou ao fim neste domingo (24). Durante 12 dias o balneário recebeu alguns dos mais talentosos diretores e atores do mundo. O grande vencedor da Palma de Ouro desse ano foi o longa "Das Weisse Band", dirigido pelo alemão Michael Haneke.

Os badalados filmes de Quentin Tarantino e Lars Von Trier conseguiram apenas um prêmio cada. Chrstoph Waltz levou o prêmio de Melhor Ator por "Bastardos Inglórios" e Charlotte Gainsbourg venceu como Melhor Atriz pelo vaiado "Anticristo".

Destaque positivo para o brasileiro "À Deriva", de Heitor Dhalia, que foi aplaudido por quase cinco minutos. Já o destaque negativo vai para o novo longa de Francis Ford Coppola ("Tetro"), que foi muito criticado e acabou decepcionando.

Outros dois "grandes" que não se deram muito bem foram Pedro Almodóvar - que concorria com "Los Abrazos Rotos" - e Ang Lee - que levou ao festival o musical "Taking Woodstock". Ambos não agradaram e saíram de mãos abanando.

No final, ficou claro que Cannes resolveu olhar para o "novo". Porém, não podemos dizer que os longas de Coppola, Trier, Tarantino, Lee e Almodóvar são ruins. Vale lembrar que "Che" (Steven Soderbergh) também recebeu críticas negativas no ano passado, quando abriu o festival.

0 comentários: