O crime de Petit


Nos anos 70 um francês se equilibrou num cabo de ferro, suspenso entre as duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque. O rapaz não usou nenhum equipamento de proteção e ainda fez piruetas e acrobacias sob o fio. Resultado - foi preso pela polícia americana.

Passados 34 anos do "crime", o cineasta James Marsh nos apresenta "O Equilibrista", documentário que revela os bastidores deste famoso incidente.

O documentário é construído como um filme de suspense, em que o público acompanha passo a passo a armação de Philippe Petit e seus amigos para alcançar seu sonho, enfrentando as autoridades e a força da gravidade de uma só vez.

São imagens de arquivo, entrevistas e reconstituições atuadas que ajudam a entender como esse homem transitou da diversão à obsessão, e desta para a realização do que parecia impossível e ainda parece. “Se eu morrer, será uma bela morte”, diz o protagonista a certa altura.

Com uma fotografia caprichada e uma trilha sonora encaixada à perfeição, “O Equilibrista” já provoca arrepios nas sequências iniciais, em que mostra imagens da construção das Torres Gêmeas, que 26 anos depois seriam palco do 11 de Setembro. É como assistir ao nascimento de uma criança já sabendo que ela terá uma morte trágica antes de atingir a vida adulta.

Ao contrário de muitos documentários, James Marsh não se detém no protagonista. Em vez de realizar um raio-x da personalidade de Philippe Petit e justificar suas motivações, ele prefere centrar a história na obsessão do equilibrista pelo WTC nos tempos áureos em que os edifícios eram o cartão postal de Manhattam.

Os momentos em que o cineasta “sublima” Petit na sua narrativa vemos um homem centrado, audacioso e extremamente autoconfiante. Na sua lógica ele fez aquilo não apenas porque era um sonho de adolescente, mas principalmente porque tinha certeza que podia. E mesmo sendo ele o personagem central desta trama é a sensação de nostalgia que compõe a aura do documentário.

Ganhador do Oscar de melhor documentário e premiado em outros tantos festivais e associações cinematográficas, "O Equilibrista" é um filme encantador que conquistou o carisma do público e da crítica.

O documentário faz parte do festival É Tudo Verdade e foi exibido em São Paulo no último dia 30. Porém, quem não conseguiu enfrentar a maratona de horários, basta esperar até a próxima quinta-feira (09/04) para conferir a estreia oficial nos cinemas.

0 comentários: