NYT elogia produção Brasil-Uruguai


"O Banheiro do Papa", que foi lançado por aqui em 2007, recebeu essa semana um elogio do jornal The New York Times. A crítica Angélica Bito classificou o filme, que foi produzido por brasileiros e uruguaios, como "tocante".

A incrível história começa algumas poucas semanas antes da visita do papa João Paulo II a Melo, cidadezinha uruguaia quase na fronteira com o Brasil, em 1988. A presença do Sumo Pontífice causa furor na população do lugarejo, mas essa comoção não tem nada de religiosa. A visita atrairá 20 mil brasileiros ao lugar.

Toda essa brasileirada terá que comer, e Beto - um pequeno contrabandista - pensa além de seus compatriotas. Afinal, se os brasileiros vão comer tanto assim, terão que se aliviar. E é assim que Beto tem a brilhante idéia de construir o banheiro do Papa.

O filme foi dirigido por Enrique Fernandez e César Charlone (parceiro de longa data de Fernando Meirelles) e arrancou as seguintes palavras do jornal norte-americano: "bastante delicado, o drama aborda de forma sensível a pobreza dos moradores de Melo, além de exaltar sempre a presença da esperança em suas vidas, mesmo em meio à miséria, o que o aproxima bastante com a cultura brasileira".

O longa, que será lançado nos EUA nesta quarta-feira (15/04), ganha mais uma vez visibilidade na imprensa. Infelizmente, na época que foi lançado no Brasil, o filme não obteve muito sucesso nas bilheterias.

0 comentários: