A curiosa lista de Protógenes


Chegou a hora do ETcetera falar de política também. Ainda mais quando o assunto é do meu interesse.

Mais de 25 jornalistas foram acusados pelo delegado Protógenes Queiróz de participação em um esquema de conspiração em favor do banqueiro Daniel Dantas. Detalhe: até Mino Carta foi citado.

Os nomes dos jornalistas, cuja maioria atua em grandes veículos de comunicação, constavam de dois arquivos entre centenas de documentos digitais confiscados pela Corregedoria da PF nos computadores do delegado.

O relatório elaborado por Protógenes considera a possibilidade de que o banqueiro Daniel Dantas tenha arquitetado um esquema para corromper jornalistas e seus veículos para que todos atuassem a favor de seus objetivos. Seguindo este raciocínio, o delegado julgou que todos os jornalistas que produziram notícias sobre Daniel Dantas ou sobre o Opportunity acabaram por se tornar cúmplices do banqueiro.

De acordo com informações do site Consultor Jurídico, o documento elaborado por Queiroz cita os nomes de Luiz Antônio Cintra, Mino Carta (foto), Paolo Manzo e Sérgio Lírio, todos da revista Carta Capital. Da IstoÉ cita Hugo Marques, Luciana Sgarbi, Octavio Costa e Rodolfo Lago. Da IstoÉ Dinheiro aponta Adriana Nicacio, Gustavo Gantois e Leonardo Attuch.

Já do jornal Folha de S.Paulo, veículo que mais sofreu investigações por parte do delegado, foram sublinhados os nomes das jornalistas Andrea Michael, Elvira Lobato e Janaína Leite.

Da revista Veja são citados Diogo Mainardi, Alexandre Oltramani, Lauro Jardim e Consuelo Dieguez, que também atua pela Revista Piauí, bem como sua colega de publicação Daniela Pinheiro.

Agora, vamos pensar: Acusar a Veja até que dá para entender, mas sugerir que a Carta Capital e Mino Carta favoreciam Dantas???? Isso já é loucura! A revista sempre foi a única a denunciar o banqueiro. Muito estranho!

Vamos acompanhar...

0 comentários: